quarta-feira, 25 de maio de 2011

Proposta de Projeto "Conhecendo e Cuidando do Meu Corpo"


Curso: UCA
Escola Estadual Beira Rio
Módulo: 4 – Elaboração de Projetos
Eixo: 1 Atividade - 1.5 – Proposta de Projeto.
Cursista: Lênia Barros Moreira.

PROJETO:  CONHECENDO E CUIDANDO DO MEU CORPO


Abrangência: Ensino Fundamental – 1° Ano/ Alfabetização
Período de execução: 2º semestre/2010
Responsável pelo projeto: Lênia Barros Moreira
Tema gerador: O corpo humano
Detonador: Conhecendo e cuidando do meu corpo

Apresentação

          O projeto “Conhecendo e cuidando do meu corpo” será desenvolvido nas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Beira Rio e apresenta uma proposta enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada no 2º bimestre do ano de 2011, buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização e valorização do corpo humano como um todo.
          Nesse sentido, o desenvolvimento efetivo deste projeto vai partir das experiências vividas, lembrando que os alunos terão acesso a novas oportunidades para desenvolver suas competências com prazer e responsabilidade, possibilitando desde cedo suas potencialidades afetivas, socioculturais e não apenas seletivas, visando seu aprimoramento como ser humano.

Introdução

         O corpo humano é a mais perfeita máquina já construída/criada e é formado por diversas partes que se relacionam entre si, ou seja, os vários sistemas que formam nosso organismo dependem um do outro para realizarem suas atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo momento e são responsáveis pela manutenção e o funcionamento perfeito do nosso corpo.
         O corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar aos diversos ambientes que o homem foi conquistando com o passar do tempo.
         Portanto, desde cedo é preciso envolver os alunos neste mundo de descobertas que no caso específico, a do seu próprio corpo. Pois, durante todo processo de ensino é preciso possibilitar situações agradáveis que desperte o gosto por novos conhecimentos, mas que a mesma não se torne algo enfadonho, cansativo e sim que gerem descobertas, questionamentos e oportunize aprendizagens significativas para os alunos.
         Neste segundo bimestre do ano de 2011, trabalharemos o projeto: “Conhecendo e cuidando do meu corpo”, possibilitando aos alunos meios para que descubram e redescubram o seu próprio corpo, além de despertar hábitos de higiene e alimentação saudáveis.
Para tanto, abordaremos:
- Os sentidos
- Sexualidade
- Órgãos vitais
-Higiene e saúde
- Alimentação.
         O corpo humano é uma máquina que funciona em perfeita harmonia, e todos os envolvidos estão convidados a fazer esta maravilhosa viagem.

Justificativa

         O Projeto "Conhecendo e cuidando do meu corpo", é uma proposta que possibilita e visa uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes.
         Sabe-se, que grande parte do aprendizado acontece principalmente, durante a vivência escolar. É essencial oportunizar as crianças atividades em que percebam e compreendam o corpo. Educando a criança de forma contextualizada e sistemática, estamos contribuindo de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar a favor da melhoria tanto em níveis pessoais, quanto na coletividade.
         Um dos desafios da escola, é garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos.

Objetivos: 
Geral
- Permitir que a criança compreenda o seu corpo como um organismo integrado, que interage com o meio físico e cultural, além de despertar a consciência de sua contribuição para a promoção de uma vida melhor, de forma atraente, lúdica e educativa.

Específicos

- Proporcionar meios pra que o aluno a perceba seu próprio corpo;
- Promover a conscientização em relação a atitudes e hábitos saudáveis;
- Favorecer ao aluno oportunidade para perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;
- Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
- Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
- Aflorar interesse sobre os sistemas do corpo humano;
- Ampliar a percepção do todo, ajudando o aluno a perceber que os sistemas estão interligados e são interdependentes;
- Experimentar os diversos sentidos;
- Vivenciar como os sentidos nos mostram o mundo exterior;
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
- Despertar no aluno atitudes de responsabilidade tanto individual, quanto coletiva, zelando pelo bem comum;
- Identificar as partes do corpo humano e suas funções;
- Diferenciar os gêneros: feminino e masculino;
- Problematizar situações de alimentação saudável e não saudável;

Habilidades a serem desenvolvidas pelos educandos

- Valorizar seu próprio corpo;
- Adquirir hábitos de higiene corporal e bucal;
- Ter hábitos de leitura na escola, na biblioteca e em casa;
- Compreender a importância de se ter bons hábitos alimentares;
- Valorizar o momento reservado à alimentação;
- Perceber, apreciar e valorizar a diversidade de formação familiar e social;
- Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir uma boa qualidade de vida;
- Diferenciar e construir conhecimento através das experiências vividas;
- Identificar diferenças e semelhanças entre um corpo e outro;
- Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança e autonomia através das limitações do próprio corpo;
- Ouvir, contar e recontar histórias em variados contextos, ampliando seu repertório.

Fundamentação Teórica

         Ensinar sobre o corpo humano para as crianças pequenas é uma das tarefas essenciais da escola, pois é de pequeno que se deve conhecer o seu próprio corpo, tendo consciência de suas limitações, e possibilidades de superação das mesmas, ou apenas minimizá-las no intuito de garantir uma melhor condição de vida.
         Como aponta os Parâmetros Curriculares Nacionais, um dos objetivos do ensino de Ciências Naturais é “observar e identificar algumas características do corpo humano e suas finalidades”.
Nesse sentido, é preciso educar a criança, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia tanto no contexto escolar, quanto familiar.
            Os PCNs (Ciências Naturais) também indicam como objetivo “valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação à alimentação e à higiene pessoal, desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com os espaços que habita.”
Segundo os PCNs de Ciências, a escola é um espaço privilegiado para se compreender as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem, espaço onde as mesmas podem ser expostas e comparadas. Compreender que o ser humano é parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive que o corpo humano, não pode ser visto apenas como uma máquina em funcionamento, pois cada ser humano é único, e como único é seu corpo. Nessa perspectiva, o estudo do corpo humano contribui de forma significativa para a formação da integridade pessoal e da auto-estima, da postura de respeito ao próprio corpo e ao dos outros, para o entendimento da saúde como um valor pessoal e social, e para a compreensão da sexualidade humana sem preconceitos.
         Estudar o corpo humano, nos leva em uma deliciosa viagem, tendo como protagonista cada um de nós.
         Em perfeita harmonia estão os órgãos dos sentidos, realizando tarefas que os cientistas muitas vezes demoram anos para descobrir como funcionam. O nosso contato com o mundo é feito através dos nossos sentidos. Eles ajudam o nosso corpo a perceber tudo o que nos rodeia.
         E tudo graças ao nosso cérebro, pois ele é quem comanda tudo. Através de milhões de células nervosas, chamadas de neurônios, ligadas a todas as partes do corpo, o controle dos órgãos e glândulas do corpo ocorre de forma harmônica.
         Já os alimentos são essenciais na nossa vida, eles são responsáveis pela construção, manutenção e funcionamento do nosso corpo.
            Além dos alimentos e nutrientes, não podemos esquecer de um elemento precioso, a água. A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos, dos animais aos vegetais. Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais.
         Pois, uma alimentação saudável é aquela equilibrada, que contém diferentes alimentos em quantidade suficiente para o crescimento e manutenção do organismo. A alimentação influencia diretamente na saúde, no trabalho, no estudo, no lazer e no tempo de vida das pessoas.
         Portanto, estudar o corpo humano propicia à criança a compreensão e elaboração as noções de individualidade do próprio corpo, de suas características próprias, do funcionamento e dos cuidados necessários para uma vida saudável.

Metodologia

- Entrevistas;
- Palestras
- Relatos;
- Murais;
- Ler e diferenciar tipos de texto;
- Organizar rotinas de prática de conservação da saúde;

Cronograma

- O Projeto será desenvolvido com as turma de 1º ano no mês de junho de 2011.

Culminância

- Palestra sobre o assunto com exposição dos trabalhos desenvolvidos.

Avaliação

      A avaliação deve ser feita de forma contínua, não apenas no final das atividades e sim a todo o momento, observando o envolvimento manifestado pelo educando.
     Será observado tanto participação individual como nas trocas colaborativas desenvolvidas em grupo.

Levando em consideração:
- As características da faixa etária;
- Sentimentos e emoções: se a criança expressa seus sentimento, se identifica os sentimentos e emoções as outras pessoas, se aceita as manifestações de afeto, etc.;
- Participação nas atividades tanto em grupo como individuais de maneira geral;
- Cuidados consigo mesmo e com o ambiente que a circunda;
- Interesse pelas atividades propostas;

Referências bibliográficas
- Série MESA BRASIL – Segurança Alimentar Nutricional.
- Dreguer, Cássia Marconi. Ciências Naturais – Projeto Presente. Ed. Moderna, 2006.
- BRASIL. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96.
http://www.smartkids.com.br/especiais/corpo-humano.html
http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia59.htm
- http://intervox.nce.ufrj.br/~pavesi/curiosidades/corpo.htm